por Eduardo Vargas 14/08/2023 17:04 Atualizado em: 14/08/2023 17:53
Com os dois últimos anos considerados relevantes para empresas pagadoras de dividendos , é comum que pessoas físicas procurem companhias com potencial da gerar renda passiva .
Tiago Reis, Chairman da Suno, citou listou cinco companhias que considera promissoras para investidores que procuram bons dividendos no ano que vem, citando dados de projeções.
Para isso, se valeu do método do investidor, contador e jornalista brasileiro Décio Bazin. O método é citado no livro ‘Faça Fortuna com Ações’.
“No livro é ensinada uma metodologia de escolha de ações que consiste em usar dois critérios. O primeiro é selecionar empresas que pagam mais de 6% de dividend yield (DY), e o segundo critério é selecionar companhias com endividamento baixo”, explica Reis.
Contudo, o endividamento baixo é algo relativo, ficando a critério do analista ou investidor, ao passo que o dividend yield é um indicador retroativo, ou seja, é um ‘retrovisor’ que olha para dividendos pagos nos últimos 12 meses.
Assim, para essa análise Tiago Reis utilizou a ferramenta Forecast do Status Invest , que dá acesso ao consenso de estimativa de analistas para indicadores financeiros .Segundo o Chairman da Suno, a Petrobras (PETR4) é a primeira empresa que passaria nos critérios para o ano de 2024, dada o consenso de 15,4% de yield para o ano em questão.
Além disso, outra gigante do Ibovespa, a Vale (VALE3) , entrou para a lista, com 7,6% de dividend yield projetado para o ano de 2024, mesmo patamar das projeções para o ano seguinte.
Tiago Reis destaca também que o “endividamento da Vale é super tranquilo”, com dívida líquida sobre ebitda – ou alavancagem – projetada para 2024 de 0,55x.
Engie (EGIE3) também entrou para lista, como uma empresa “extremamente previsível, diferentemente das duas anteriores, que são cíclicas”.
Por isso, o patamar de alavancagem projetado para 2024, de 2,58x, é considerando mais aceitável, dado o modelo de negócio.
Empresas com dividendos promissores para 2024
Vale (VALE3)
Petrobras (PETR4)
Engie (EGIE3)
Banco do Brasil (BBAS3)
BB Seguridade (BBSE3)
Eduardo Vargas
Jornalista formado pela UFSC, cobre macroeconomia, negócios e startups para o Suno Notícias, escrevendo principalmente notícias sobre o mercado financeiro e a bolsa de valores. No YouTube e no Instagram, é responsável pela produção de Reels e Shorts do Suno Notícias. Anteriormente, trabalhou cobrindo economia e cotidiano no ND+ e para o ND, maior jornal impresso de Santa Catarina. Cursou um semestre letivo de Estudos de Mídia na Universidad de Buenos Aires.